Páginas

skate

SKATE - MODALIDADES


Skateos shapes são menores com concavo no shape e nose. As rodas e trucks também são menores.


    Diferente de outros esportes, no skateboards o que conta é a emoção, a competitividade é deixada de lado em campeonatos e competições , muito pelo contrário. O "adversário" incentiva a acertar as manobras mais complexas e arriscadas e quando acontece vibra como se fosse o próprio, como póde? A resposta é simples, claro que conta a amizade e as sessões juntos mas o esporte é perigoso, requer coragem, destreza, cordenação e velocidade. Quando a manobra sai "na base", o atleta atinge um objetivo pessoal, não marcou gol, pontos, ou golpes no adversário, apenas conquistou aquilo que ele treinou para conseguir.
    Nas ultimas decadas, o skate evoluiu e cresceu muito, a modalidade Street, provavelmente é mais praticada no mundo, pois pode se utilizar uma infinidade de coisas e locais para a prática. O Street marcou a evolução do skate como é hoje, popularizou o esporte no Brasil sobretudo com os atletas financeiramente mais carentes. O Ollie e a base de outras manobras é utilizada em outras modalidades.

    Tõrçoes, feridas, rasgos, perebas e fraturas vão fazer parte da vida do skatista, o Tênis é muito importante para a performance e segurança do atleta, assim como Joelheiras, Cotoveleiras e sobretudo Capacete. O Tênis deve ser resistente por causa do atrito com a lixa e o asfalto/chão, e flexível, algumas marcas como Vans, DC, Emérica e QIX são famosas e conceutuadas. Segue aqui algumas dicas bem legais do site corpoperfeito sobre skate para os atletas.

    Suplementação alimentar para quem anda de skate:

    Whey protein, Multivitamínicos, Energéticos em gel, Barras energéticas, Guaraná, Glucosamina.

    Principais grupamentos musculares utilizados durante a prática de skate:
    Panturrilhas, Quadríceps, Tendão, Abdômen, Trapézio e Dorsal.

    Benefícios de andar de skate:
    O benefício estético é o fortalecimento das articulações e a estabilidade dos ligamentos em torno dos joelhos e tornozelos.
    Aumenta os batimentos cardíacos e pode ser considerado um excelente exercício aeróbico, por causa dos impulsos com um dos pés, para dar velocidade ao skate.
    Desenvolve uma melhor consciência corporal, flexibilidade, tônus muscular, concentração, segurança e equilíbrio.

    Bases e posições do skateboard

    • Ollie
      Ollie: É o coração do street, a base maioria das manobras, consiste em empurrar o tail do skate para o chão com o pé de trás, e controlar o vôo do skate com o pé da frente, fazendo assim o skatista pular com o skate.
    • Base Regular
      Base Regular: É a base, em posição normal, com a perna esquerda à frente (aproximadamente no meio) e a direita no tail, no qual, o skatista melhor se adapta.
    • Base Goofy
      Base Goofy: É o inverso da Regular, o skatista apoia a perna direita à frente e a esquerda no tail
    • Frontside:O skatista encaixa de frente a manobra para o obstáculo, ou o skate gira na direção horária se a base do skatista for Regular, ou na direção ant-horária se a base do Goof. O skatista pode acompanhar o skate na mesma direção do giro. Abreviação fs ou f/s. Exemplo Fs noseslide.
    • Backside: O skatista encaixa de costas a manobra para o obstáculo, ou o skate gira na direção ant-horária se a base do skatista for Regular, ou na direção horária se a base do Goof. O skatista pode acompanhar o skate na mesma direção do giro. Abreviação bs ou b/s. Exemplo Bs noseslide.
    • Switch Stance ollie da Base Goof
      Switch Stance: É a base contrária que o skatista está acostumado. Por exemplo, se a base for Goof, a manobra é executada na base regular, e vice-versa. É como um destro escrever com a mão esquerda. Esta é mais técnica, a manobra executada vale mais pontos em campeonatos. A abreviação ss ou s/s. Executa-se qualquer manobra sobre essa base. Por exemplo. Switch Stance ollie,Switch Stance Flip,Switch Stance Heelflip,Switch Stance Crooked.
    • Nollie
      Nollie: É um ollie aplicado com o pé da frente empurrando o Nose. Por exemplo, o skatista da base regular, empurra no nose com o pé esquerdo, o efeito é parecido com o ollie, porém executado na direção contrária. As manóbras também recebem a nomenclatura na frente. Exemplo: Nollie frontside nose slide, nollie kickflip, etc.
    Fakie
    • Fakie: O fakie são manobras executadas com o skatista indo na direção contrária. Por exemplo: se o skatista é da base regular, ao invés do pé esquerdo ir de frente para a sua direção, é o pé direito, como um Nollie mas com o pé que fica no tail.


      Peças do Skate

      O skate é dividido em quatro partes principais o "shape, trucks, rolamentos e as rodinhas".

      Shape


      shape
      Base onde o skatista pisa e se equilibra em cima do skate, normalmente de madeira, o seu tamanho, peso, concave tem grande influencia nas modalidades, manobras e estilo dos skatistas.


      Trucks


      truck
      Peça presa ao shape e que prende as rodinhas. Tem variações de tamanho dependendo da modalidade, sua regulagem no parafuso da base é muito importante para o equilíbrio e acertar as manobras.


      Rolamentos


      Rolamentos
      É o que faz a rodinha girar, apesar de seu tamanho, sua qualidade é de extrema influencia na "vida a bordo" do skate. Um bom rolamento pode dar a concentração precisa para o skatista, levando em considerações o terreno da sessão.


      Rodinhas


      Roda
      O símbolo do esporte, criou-se uma série de variações de tamanho, espessura, material. Entre as modalidades Downhill e street estão as maiores diferenças. É preciso escolher com atenção levando também em consideração o estilo do skatista.

      Modalidades do skate


      Street


      É uma modalidade bem independente, a que mais cresce hoje, na qual se usa qualquer objeto, banco, buraco, escada, corrimão, etc, como obstáculo. As manobras são bem complexas e complicadas e variadas tornando o esporte muito mais tecnico pois é bem dificil acertar as manobras, usando o ollie como manobra base. Nos campeonatos os obstáculos do street são construidos com a única finalidade de proporcionar um local adequado para se tirar as manobras, por isso a modalidade passa a ser chamada de street style.

      Vertical


      Esta modalidade consiste principalmente em andar em pistas em forma de "U" as mais conhecidas são chamadas "mini-ramp" ou "half". Nos halfs, devido aos seus grandes paredões, os aéreos (e que aéreos) são as manobras mais utilizadas, além das manobras de borda e de algumas manobras do street. Os mini-ramps são halfs mais pequenos, onde se é mais facil de tirar manobras de street e borda.

      Downhill e Downhill-slide


      Downhill significa: Down=descer; Hill=colina; Slide=deslizar. Com a chegada do street e do vertical, o skate ficou muito mais complicado, tecnico e profissional. O downhill chegou para voltar as raises do skate, para quem quer curtir a adrenalina de sentir o vento na cara e a velocidade das ladeiras. Downhill consiste simplesmente naquelas famosas sessões ladeiras abaixo, normalmente são usados nesta modalidade os skates longboard por serem mais rapidos e melhores para se guiar. Quanto ao downhill-slide, não é uma modalidade muito diferente do downhilll. O skatistas também descem ladeiras porém soltam manobras que fazem o skate deslizar no asfalto chamadas de slide, mas sem usar a manobra ollie. Modestia parte, os brasileiros detonam nesta modalidade.

      Pool Riding


      É uma modalidade que deu origem a modalidade vertical, é a modalidade praticada naquelas famosas piscinas americanas. Para que as piscinas não rachassem quando a agua fizesse pressão depois que ficam congeladas, eram feitas redondas, assim a água se deslocava para cima. Dai estava criado um ótimo point para os skatistas.

      Freestyle


      Esta digamos que esta é mais um estilo, com manobras mais antigueiras, elas são diferentes do estilo do street que tem o ollie como base, é dificil de descreve-las, são tiradas no chão, mas elas evoluiram e foram para o street.

      Dicionário do skate

        • 100%: Cenporcento Skate Magazine, revista sobre skate.
        • 180:cento e oitenta (one-eighty) graus. Medida de rotação. Se usa para diferenciar algumas manobras.
        • 360:trezentos e sessenta (three-sixty) graus. Medida de rotação. Se usa para diferenciar as manobras.
        • 360 FLIP: O mesmo que kickflip.
        • 411: 411VM empresa que faz vídeos de skate gringássos.
      • A

        • ABECK: Marca de rolamento de Skate. Há várias tipos desse rolamento.
        • AIR: Quando o skate sai do chão sem o skatista dar ollie.
        • AGACE: Marca de peças e roupas de skate.
        • AMORTECEDOR: São peças flexíveis encaixadas no parafuso central do truck.
        • ANDRECHT: Manobra na qual se da um handplant segurando com a mão da frente no lado de trás do skate.
      • B

        • BACKSIDE:
        • Se usa para descrever a direção da rotação. Back significa costas. Ou seja é uma manobra onde você está de costas ao objeto, ou então você vira as costas em direção a frente. Exemplo: se você anda regular, você estará dando um 180 backside ollie se rodar em sentido horário. É o oposto de frontside.
        • BACKSIDE AIR: Manobra na qual o skatista segura o skate com a mão da frente e voa de costas para a parede.
        • BACKSIDE BLUNTSLIDE: Manobra na qual se escorrega com o tail aproximando-se de costas para o obstáculo. O skate fica em posição vertical.
        • BACKSIDE FLIP 180: Manobra na qual se dá um ollie com giro vertical ao mesmo tempo em que o skate e o skatista giram 180º graus e com.
        • BACKSIDE LIPSLIDE: Manobra na qual se da um ollie e entra de costas para o obstáculo, girando o skate 90º no sentido backside.
        • BACKSIDE TAILSLIDE: Manobra na qual se escorrega com o tail se aproximando de costas para o obstáculo.
        • BASEPLATE: A base do truck.
        • BEARING: Rolamento.
        • BIGBROTHER: Revista de skate.
        • BIGSPIN: Um 360 varial enquanto seu corpo gira 180 em backside.
        • BILHAS: Peça que funciona como os rolamentos mas com qualidade muito inferior.
        • BLIND: Marca de peças e roupas de skate.
        • BLUNT: Posição em cima do obstáculo com o tail sobre a borda e as duas rodas traseiras no topo do objeto. O skate deverá ficar quase vertical.
        • BONED: Empurrar o shape para fora e apontando para baixo quando estiver no ar.
        • BRABO: Marca de peça de skate. Pouco conhecida
        • BRUTUS: Marca de peças e roupas de skate.
        • BURN TWIST: Eggplant girando 360º
        • BUSHING: Cushion. Amortecedor.
      • C

        • CABALLERIAL: Manobra na qual se dá um ollie 360º vindo de fakie.
        • CAMP: Abreviação para campeonáto.
        • CANTONEIRA: Borda de geralmente de ferro usada em obstáculos.
        • CARVING: Wheelslide.
        • CERA: Usado em objetos para oferecer mais deslize nas manobras.
        • CHICLÉ: Vídeo Magazine nacional.
        • CHILD: Marca de peças e roupas de skate.
        • CHUPETA: Peça flexível que vai encaixada no truckr, serve para o truck virar suavemente.
        • CONPENSADO: Madeira usada para fazer o shape. Normalmente com 7 folhas.
        • COPING: Cano de metal que fica no final da rampa.
        • CORRIMÃO: Um corrimão normal, com diferentes variedades de tamanho on o skatista tira as manobras, usada principalmente na modalidade Street.
        • CRAIL: Marca de peças e roupas de skate. Famosa por seus trucks que tem nivel de marca internacional(falo isso por experiencia prórpia).
        • CRAZY: Marca de peças e roupas de skate.
        • CROOKED GRIND: Grind com o truck dianteiro sem estar com o shape por cima do objeto.
        • CURB: Borda.
        • CUSHION: São os amortecedores.
      • D

        • DISASTER: Coloca-se as rodas traseiras no topo do objeto com o tail na borda. As rodas dianteiras estão fora de contato com o objeto e para cima.
        • DOWNHILL: Modalide de skate.(ver modalidades)
        • DROP DEAD: Marca de peças e roupas de skate.
        • DROPAR: Manobra onde geralmente o tail fica em cima do obstáculo com os trucks para fora e se coloca o peso do corpo para frente para descer o obstáculo.
        • DROPIN: "dropar".
      • E

        • EDGE: Borda. Canto.
        • EGGPLANT: Manobra na qual se da um handplant invertido, com a mão da frente na borda e a de tras no skate.
      • F

        • FAKIE: Andando pra trás.
        • FAT: Significa alto, grande, longe. Usado para expressar uma manobra feita por uma longa distância, ou com uma grande altura. Também visto como PHAT.
        • FIFTY: Manobra na qual se escorrega com os dois trucks do skate no obstáculo.
        • FLAT: Parte plana sem inclinação.
        • FLH: Marca de peças de skate.
        • FLIP: Monobra onde o Skate gira uma vez horizontalmente.
        • FOCUS: Quebrar o skate em dois pedaços.
        • FOLHAS:Sào as camadas de madeira do shape
        • FOOT: Pé. Unidade de medida. Um pé (foot) equivale a 30 cm.
        • FORMULA SÉRIES: Marca de peças e roupas de skate.
        • FOX FORCE FIVE: Famosa marca americana de peças e roupas de skate.
        • FREDOM FOG: Marca de peças e roupas de skate.
        • FREESTYLE: Modalide de Skate.(ver modalidades)
        • FRONTSIDE: Manobra onde você está de frente ao objeto. Ou então rotaciona primeiro o peito a frente.
        • FRONTSIDE 180: Manobra na qual se dá um ollie virando o skate 180º, com o corpo companhando.
        • FRONTSIDE AIR: Manobra na qual o skatista segura o skate com a mão de tras e voa de costas para a parede.
        • FRONTSIDE BLUNTSLIDE: Manobra na qual se escorrega com o tail e se aproxima de frente para o obstáculo. O skate fica em posição vertical.
        • FRONTSIDE LIPSLIDE: Manobra na qual se da um ollie e entra de frente para o obstáculo, girando o skate 90º no sentido backside.
        • FRONTSIDE TAILSLIDE: Manobra na qual se escorrega com o tail aproximando-se de frente para o obstáculo.
        • FUNBOX: Um tipo de rampa utilizado em skateparks e competições. Se parece com uma pirâmide. Normalmente tem corrimão.
      • G

        • GAP: Além de ser uma marca de boy também significa um espaço entre duas partes. A distância entre duas calçadas, ou entre telhados, ou qualquer outro espaço.
        • GOOFY: A base do skatista, na qual se andar com o pé direito na frente e rema com o pé esquerdo. O oposto de regular.
        • GRAB: Manobra onde se segura o skate.
        • GRIND: Deslizar com o truck traseiro sobre a borda de um objeto ou cano.
        • GRIPTAPE: É a lixa. Papel aspero com o verso aderente auto adesivo, que tem a função de fricção dos pés para não se escorregar.
      • H

        • HALFCAB: Manobra na qual se da um ollie 180º vindo de fakie.
        • HAMMERHEADS: Shape antigo, apenas com tail e com o formato de um peixe.
        • HANDPLANT: Manobra onde se planta bananeira com o skate, somente com uma das mãos. A outra segura o skate. Muito utilizada na modalidade vertical.
        • HANDRAIL: "Corrimão".
        • HANGER: Parte do truck. É onde sofre mais desgaste.
        • HARDFLIP: Manobra na qual se da um Ollie Flip fazendo o skate girar 180º horizontamente, enquanto o corpo gira no sentido de tras "backside" para frente "frontside".
        • HEELFLIP: Manobra parecida com o flip, mas que gira ao lado contrário.
        • HELMET: Capacete.
        • HIP: Quando duas rampas são colocadas juntas formando um angulo. A parte em que elas se encontram se chama hip.
      • I

        • IMPOSSIBLE: Manobra na qual o skate da um giro de 360º verticalmente.
        • INCH: Polegada. Unidade de medida. Equivale a 2,5 cm.
        • INDEPENDENTE: Marca de peças e roupas de skate.
        • INDY GRAB: Manobra onde se segurar o skate na frente. I
        • NDY AIR: Manobra na qual o skatista segura o skate com a mão de tras e voa de frente para a parede.
        • INVERT: Manobra na qual o skatista da um handplant segurando com a mão da frente entre as pernas
      • J

        • JOHN: Antiga e conhecida loja de skate do ABC, mas fechou para vender roupas e peças de skate apenas no atacado.
        • JUICE: Marca de skate, só não sei de que.
      • K

        • K-GRIND: "Crooked Grind".
        • KICKFLIP: Manobra onde o skate dá um flip e um e gira 360º. Nos EUA é o nome na qual se dá a manobra OllieFlip.
        • KICKTURN: Virar com as rodas traseiras, enquanto as dianteiras estão fora do chão.
        • KINGPIN: O parafuso que segura o hanger, os amortecedores, e a base juntos. O Parafuso central.
        • KINK: Usado para descrever corrimões. Um kink é a mudança no angulo do corrimão.
      • L

        • LAUNCHRAMP: Rampa sem invergação.
        • LIEN AIR: Manobra na qual o skatista segura o skate com a mão da frente e voa de costas para a parede.
        • LIP: A borda no topo da rampa.
      • M

        • MACO: Marca de peças e roupas de skate.
        • MANUAL: Também chamado de wheelie. Andar se equilibrando somente nas rodas traseiras, com os trucks de trás.
        • MCTWIST: Manobra, 540º backside air com um mute grab. Inventado por Mike McGill.
        • MELLONCOLLIE: Um ollie grab segurando o shape por trás com a mão dianteira.
        • MINI-RAMP: Um tipo de half pipe só que menor.
        • MONGO-FOOT: Estilo de andar onde se dá impulsão com o pé da frente. Comum quando se anda em switch stance. Também chamado de wrong-footed.
        • MOSCA: Marca de rodinha.
      • N

        • NEO BLOOD: Marca de skate, só não sei de que.
        • NMB: Marca de rolamento de skate. Famosa por sua qualidade (falo por experiência própria).
        • NOCOMPLY: Manobra onde coloca-se o pé dianteiro no chão e com o pé traseiro se dá um pop no shape. Existem várias variações.
        • NOLLIE: Manobra onde se dá um ollie só que com o nose. O mesmo que um fakie ollie.
        • NOSE: Parte dianteira invergada do shape. Antes do truck dianteiro. O oposto de tail.
        • NOSE GRAB: Manobra onde se segurar o nose do shape com a mão dianteira.
        • NOSE GRIND: Manobra onde se dá um grind somente com o truck dianteiro.
        • NOSE MANUAL: Andar com o skate se equilibrando somente nas rodas dianteiras.
        • NOSE SLIDE: Manobra onde se desliza com o nose sobre o o obstáculo.
        • NOSE WHEELIE: O mesmo que nosemanual.
      • O

        • OLLIE: Manobra inventada em rampas por Ollie Gelfand e levada para as ruas por Rodney Mullen. Onde se bate o tail e faz o skate subir, a manobra base para todas as manobras da modalidade street.
      • P

        • PADS: Equipamentos de proteção. Cotoveleiras e joelheiras. No Brasil, se fala pad para o riser pad. Que é aquele pedaço de borracha ou plástico que fica entre o truck e o shape e faz com que o skate fique mais alto e o impacto seja absorvido.
        • PAGA-PAU: São aqueles caras que tem um skate e não anda, ou em alguns casos, se veste como skatista, tudo isso para dizer que é um, mas na verdade não tem o skate no coração.
        • PALCO: Obstáculo usado no street para tirar as manobras, é uma plataforma com cantoneira.
        • PASSADOR: Peça usada nos trucks, que não deixa as rodinhas travar caso o eixo esteja correndo.
        • PÉ:
        • Unidade de medida. Equivale a 30 cm. Em inglês : foot.
        • PIVOTCUP:
        • "Chupeta. PIRÂMIDE: É formado por quatro rampas retas com uma plataforma por cima.
        • PLATAFORMA: Superfície elevada e plana.
        • PLY: Abreviação de plywood. Significa madeira compensada.
        • POPSHOVEIT:
        • Manobra onde o skate da um giro de 180º. PREGO: Cara que não anda bem de skate, normalmente um iniciante ou paga-pau.
        • PRO: Abreviação de profissional, gringo.
      • Q

        • QIX: Marca de e roupas de skate. Famosa por seus tenis.
        • QUARTER PIPE: Basicamente um lado do miniramp ou half pipe com largura menor. Quarter= 1/4. Pipe= Cano. Usado para ganhar velocidade em uma linha, ou então para fazer manobras de rampa.
      • R

        • RAILS:
        • Parte de baixo do shape entre os trucks. RAIL SLIDE:
        • Manobra na qual se da um slide com o meio do shape. Também conhecido como boardslide. REGULAR: É a base do skatista na qual se anda com o pe esquerdo na frente e se rema com o direito. O oposto de goofy.
        • RISER: Peça colocada entre o shape e o truck, ajuda a absorver o impacto das aterrisagens. São feitas de plástico ou borracha. Se usa dois por skate.
        • ROCOO,STEVE: Famoso na época do freestyle. Primeiro a ter um model de rodinha. Dono da World Industries, Big Brother, etc.
        • ROCKANDROLL: Manobra de rampa onde se no lip e empurra o truck dianteiro sobre ela. Depois vira 180 graus e desça a rampa.
        • ROLAMENTO: Peça usada nas rodinha para não ter atrito com o truck.
        • RUBBER: "Amortecedores".
      • S

        • SADPLANT: Manobra variação do handplant, onde você estica a perna dianteira.
        • SANTA CRUZ: Uma das primeiras marcas de skate gringa. Criadoras dos shapes 'slick'.
        • SAUSAGE GRIND: Manobra onde se segura o tail enquanto estiver dando um smith grind.
        • SESSION: O ate de andar de skate não importa aonde.
        • SHOVEIT: "Varial".
        • SILLY SOCIETY: Vídeo Magazine nacional.
        • SK8: Abreviação de skate.
        • SKATE: Em inglês pode ser tanto patins quanto o próprio skate.
        • SKATEPARK: Pista de skate.
        • SLAM: Quando você cai do skate e se estoura.
        • SLAPPY: Monobra onde se dá um grind sobre bordas sem dar o ollie.
        • SLICK: Camada de plástico colocada no shape. Adiciona mais slide. Deixa o shape mais resistente porém mais pesado. O gráfico fica mais brilhante. Foi criado pela Santa Cruz.
        • SLIP: Deslocamento do eixo, com isso uma roda fica mais apertada, e a outra fica frouxa.
        • SPIT FIRE: Marca de peças e roupas de skate.
        • SMITH GRIND:
        • Manobra onde se dá um grind com o truck traseiro enquanto o truck dianteiro fica de lado. O centro do shape toca a borda do objeto. SNAKE: Se você anda em um obstáculo que somente poucas pessoas conseguem.
        • SNAKE BOY: Marca de roupas de skate. Famosa por seus tenis.
        • SPACER: "Passador".
        • SPINE: Quando duas rampas são colocadas uma de costas para a outra sem nenhuma plataforma.
        • STALEFISHGRAB: Manobra onde se segurar o shape por trás com a mão traseira.
        • STAIN: Shape normal sem slick.
        • STANCE: A base que você anda no skate (Goofy ou Regular).
        • STOKED: O sentimento de fazer algo excelente.
        • STREET: Modalidade de skate, onde se anda pelas ruas usando seus obstáculos naturais.(ver modalidades)
        • SWITCHSTANCE: Andar com a base trocada, ou seja, se você for regular e andar goofy, você estará andando switchstance.
      • T

        • TAIL: A parte invergada de trás do shape.
        • TAIL GRAB: Segurar o shape no tail com a mão traseira.
        • TAIL MANUAL: Andar se equilibrando com o skate somente nas rodas traseiras.
        • TAIL SLIDE: Manobra na qual se deslizar com o tail sobre o obstáculo.
        • TAIL WHEELIE: O mesmo que tailmanual.
        • TAILON: Marca de peças e roupas de skate. Famosa por seus shapes.
        • TECHNICAL: Nome dado para manobras e estilos complexos. Com varial flips, e variações.
        • THRASHER: Revista de skate.
        • TRANSIÇÃO: Parte da rampa que liga o flat com o vert. Ou então que se inclina em uma direção para cima.
        • TRANSWORLD: Revista de skate.
        • TRIBO: Revista Tribo Skate Magazine nacional.
        • TRUCK: Peça de sustento principal do skate. Onde se coloca o shape e as rodinhas.
        • TUBARÃO: O mesmo que hammerheads.
        • TUCK KNEE INVERT: Manobra na qual se da um handplant segurando com a mão da frente na frente das pernas.
      • U

          • V

          • VENTURE: Marca de peças e roupas de skate. Famosa por seus trucks.
          • VARIAL: Manobra onde se roda o skate a 180º embaixo dos seus pés sem virar o corpo.
        • W

          • WALLIE: Andar de skate sobre um obstáculo.
          • WALLRIDE: Andar de skate pela parede.
          • WAX: Cera.
          • WHEEL: Roda.
          • WHEEL SLIDE: Diminuir a velocidade sem colocar o pé no chão. Pode ser chamado de derrapagem. No Brasil se fala somente slide. Pode ser feito backside ou frontside em vários a graus.
          • WOOD: Madeira. Material usado na construção dos shapes. Se alguém se referir em wood shape. Significa que ele não é slick.
          • WRISTGUARD: Equipamento de proteção para o pulso. Contém um pedaço de metal ou plástico, que se posiciona debaixo do pulso e palma, impossibilitando que ele se torça.
        • X

          • X-GAMES: Campeonato de esportes radicais, incluindo skate (street, vert, double vert). Feito anualmente nos E.U.A., organizado pela ESPN.

        Seguidores